Zidi Brandão nasceu na roça, numa família simples de lavradores que tivera treze filhos.
Teve uma infância feliz, em cintato com a natureza, brincando de tudo que era disponível para uma criança de roça: pescar, tomar banho no rio, subir em árvores e comer os frutos lá en cima, cavalgar, brincar de boneca feita por ela própria, ouvir histórias…
Iniciou seus estudos numa escola onde estudam alunos de todas as idades e níveis, com um único professor e numa sal pra todos. Era no turno vespertino tão longe de sua casa! Ela ia caminhando, fizesse chuva ou sol. Foi la que ela aprendera o ABC.
Com oito anos fora pra pequena cidade de Itapetinga com outros irmãos, pois a mãe dizia que a única coisa que queria dar aos filhos era o estudo. Em três anos, fazendo cinco em três, concluirá o primário. O ginásio, fizera numa excelente escola estadual. Completo esse ciclo, só restava para as mulheres fazer o pedagógico, onde tornara professora.
So que mesmo antes de firmar ela já dava aulas de “banca”, para os alunos que “não gostavam de estudar” e para aqueles que de tanto gostar, queria aula em tempo itegral.
Trabalhara oficialmente por dois anos até surgir o primeiro concurso para mulheres no Banco do Brasil. Fora aprovada e esteve bancária por vinte e cinco anos.
Mudou pra Salvador, estudou Economia na UFBA, sem contudo exercer a profissão. Casou, teve uma preciosa filha e finalmente, ainda jovem, aposentou.
Foi aí que começou a busca por uma atividade que pudesse chama de sua. Passou por várias experiências na área de artes, sem contudo definir-se por nenhuma.
Já conhecida de Rafael Morais, há onze anos fora convidada pra fazer um curso de Contração de Histórias. Tal foi o envolvimento, que passara a beber na fonte do Teatro Griô, sob a coordenação de Rafael Morais e Tânia Soares.
São portanto onze anos de permanência no Griô, em meio ao mundo de magia, encantamento, aprendizado,, transformação, que as histórias nos possibilita.
Participando de vários processos criativos, espetáculos e outras experiências, tem trocado importantes encontros com o público, com demais integrantes da companhia.