Professora Tânia Soares
(Tânia Soares no espetáculo “Minha Aldeia”)
Atriz e arte-educadora, graduada em Artes Cênicas pela UFBA, Mestre pelo PPGAC da UFBA, com cursos de formação teatral na Itália e Londres. Como atriz, participou de O Casamento na Roça, O Boi e o Burro nos Caminhos de Salvador e Maria do Sonho dirigido pelo Grupo Teatro Griô, O Inspetor Geral, dirigido por Paulo Cunha; Apareceu a Margarida direção de Paulo Dourado, indicado ao Prêmio Copene de Teatro; Trilogia Baiana, dirigido por Meran Vargens, Quem conto canta Cordel Encanta, dirigido por João Lima e vencedor do Prêmio Braskem de melhor espetáculo infantil 2004, Jeremias O Profeta da Chuva, do Núcleo do TCA, dirigido em 2009 por Adelice Souza, Na Teia de Ananse, em 2012, dirigida por Rafael Morais, Brincando com a Morte, premiado com Funarte Artes Cênicas na Rua, Circo-Teatro na Estrada, dirigido por Eliene Benício, dentre outros. Dirigiu diversos espetáculos teatrais, de palco e de rua, mais recentemente ” Um Passarinho me Contou…Histórias Neste Jardim” Como professora de teatro, atuou no ensino da graduação do curso de Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia. É coordenadora de cursos e oficinas do Teatro Griô.
Formação Acadêmica
Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC da UFBA.
Graduada em Interpretação Teatral pela UFBA.
Pós-graduada em Processo Criativo e Facilitação de Grupospelo IJBA
Cursos de formação teatral na Itália de teatro de rua, técnica de clown e técnicas corporais e vocais de formação do ator, ministradas pelo Teatro Potlach e de Mímica Corporal Dramática em Londres na Ècole de Mime Corporel Dramatique, por Steve Wasson e Corine Soun.
Cursos
- Curso Livre de Teatro da UFBA
- Escola Picolino de Artes do Circo
- Oficina com Eugênio Barba, do Odin Theatre
- Oficina com Luiz Carlos Vasconcelos do Piollin.
- Retiro de Clown com o grupo LUME, da Unicamp.
Experiência Profissional
Como atriz, participou de O Inspetor Geral, dirigido por Paulo Cunha; Apareceu a Margarida direção de Paulo Dourado ;Trilogia Baiana, dirigido por Meran Vargens, Homem não entra…só se fizer um agrado, de Zeca Abreu, Quem conto canta Cordel Encanta, dirigida por João Lima e indicado ao prêmio BRASKEM de melhor espetáculo infantil 2004, atuou em 2009 no espetáculo ” Jeremias, O Profeta da Chuva” dirigido por Adelice Souza pelo Núcleo do Teatro Castro Alves; ” Na Teia de Ananse” dirigido por Rafael Morais, dentre outros.
Dirigiu e atuou no espetáculo ” Brincando Com a Morte” vencedor do Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua 2010 e indicado ao Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo Infantil 2011.Dirigiu o espetáculo ” Um Passarinho me Contou…Histórias Para Ouvir, Cantar e Encantar”em 2013 , selecionado recentemente pelo Edital Arte em Toda Parte, da Prefeitura Municipal de Salvador.
Foi professora substituta da Escola de Teatro da UFBA de 2007 a 2014, ministrou oficinas no CTA- Centro de Treinamento do Ator do Teatro Castro Alves. Ministrou ainda oficina de teatro para adolescentes em projetos como o Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, Chapéu de Palha da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Qualificação e Formação Artística da FUNCEB, dentre outros. Além disso ministrou oficinas diversas em festivais, universidades e ONGs
Atividades como arte-educadora
Coordenou o projeto de arte-educação Apito de Todas as Cores, com crianças e adolescentes em Camaçari-BA.
Atividades como pesquisadora
Participou do Projeto Griô Kaiodé- O contador de alegrias realizado na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, localizada no terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, que teve como objetivo valorizar os referenciais da cultura afro-brasileira, através da arte/teatro- educação, utilizando como material a cultura oral, lendas e tradição do culto aos orixás, coordenado por Carlos Petrovich e Vanda Machado.