TEATRO GRIÔ apresenta:
“HISTÓRIAS DE MÃE BEATA”
Ancestralidade e sabedoria popular são os fios condutores da montagem “Histórias de Mãe Beata”. As fábulas recheadas de magia trazem à cena os contos da Yalorixá de Cachoeira, Mãe Beata de Yemonjá, registrados no seu livro Caroço de Dendê. Nas tramas, sempre costuradas por músicas e danças, traduzem-se a vida e o encanto do Recôncavo Baiano, os mitos dos orixás e histórias de seres astutos e sagrados. A encenação de Rafael Morais faz uma imersão nos mitos e lendas narrados por Mãe Beata, inspirados pela tradição dos griots e da memória e cultura dos povos africanos. A direção musical é de Ricardo Hardman; os Figurinos de Tânia Soares e as Coreografias de Leda Maria Ornelas. As apresentações desta curtíssima temporada de julho, nos dias 24, 25 e 26, fazem parte do Projeto “Teatro e Tradição Oral – 15 anos de Estrada do Tetro Griô” aprovado no Edital setorial de Teatro, da FUNCEB, com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia.
O Projeto “TEATRO E TRADIÇÃO ORAL – 15 anos de estrada do grupo Teatro Griô”, contemplado no Edital Setorial de Teatro da FUNCEB / 2013, reúne espetáculos teatrais que integram o repertório do grupo, inspirados em narrativas de Tradição Oral, como mitos e contos populares, e em cantigas e folguedos tradicionais brasileiros; oficinas com técnicas que constituem as práticas do grupo, levadas a quatro cidades do interior do Estado; e Rodas de conversa com mestres populares e especialistas convidados, sobre a interação entre Teatro e Tradição Oral. Além de uma publicação com artigos dos artistas/pesquisadores do grupo e profissionais/pesquisadores de teatro convidados para tratar dos temas abordados pelo grupo, nos processos criativos, técnicas e metodologias artísticas e de formação teatral.
O Teatro Griô é um grupo de pesquisa e prática do teatro, tem como fonte de inspiração a arte dos contadores de história de matriz africana, artistas populares e palhaços, que representam a verdadeira essência humana com sua simplicidade, humor e poesia. Criado há 15 anos, pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, realiza diversas apresentações artísticas nos mais variados espaços cênicos, como teatros, centros culturais, praças e ruas. O grupo desenvolve pesquisas e metodologias próprias, além de espetáculos, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.
FICHA TÉCNICA “Histórias de Mãe Beata”:
Encenação: Rafael Morais;
Direção Musical: Ricardo Hardman;
Figurinos e Adereços: Tânia Soares;
Luz: Nando Zâmbia
Coreografias: Leda Maria Ornelas;
Produção e Realização: Teatro Griô
Elenco: Alcides Valente, Alice Carvalho, Andréa Coelho, Clara Morais, Darluce Azevedo, Fabricia Brito, Ivana Luckesi, Josiene Amaral, Layno Sampaio, Lízea Maia, Ricardo Hardman e Zidi Brandão.
SERVIÇO:
Apresentações do Espetáculo “Histórias de Mãe Beata”:
Dias: 24, 25 e 26 de julho, às 20 h
Local: Teatro do ICBA (Corredor da Vitória, 1809, com estacionamento gratuito pela entrada do Vale do Canela)
Entrada Franca
Roda de conversa com a autora Mãe Beata de Yemonjá:
Dia 26 de julho, logo após o espetáculo.
Realização: Teatro Griô
Contatos: (71) 3018-4888 / 8763-5293
teatro@teatrogrio.com.br
www.teatrogrio.com.br
www.fb.me/teatrogrio