As Aventuras do Cágado Ajapá

é uma obra de literatura infanto-juvenil que reúne seis histórias marcadas fundamentalmente pela tradição ancestral da oralidade de matriz africana e indígena, dentre outras.

Tendo como protagonista o cágado Ajapá, nome que remonta ao mundo oral iorubano, as narrativas apresentam a trajetória do personagem desde os seus tempos de criança até a velhice. Nessa linha do tempo, o leitor é convidado a testemunhar as mais distintas fases da vida de um aventureiro Ajapá, etapas que compreendem o amor, o casamento, a aparição dos filhos, o trabalho e, também, os dilemas e mistérios da existência.

Harmonizando o texto de Rafael Morais com as ilustrações de Amarela (Tânia Soares), ambos integrantes da Companhia Teatro Griô, sediada em Salvador, o livro se propõe também a estimular, especialmente em crianças e adolescentes, a percepção sobre o respeito às diferenças, movendo-se por mergulhos que conferem um tom poético à reunião de palavras e imagens. Com seus alicerces fincados no universo da contação de histórias, a obra utiliza elementos presentes na sabedoria popular, sobretudo na reverência aos antepassados, aos mais velhos, aqueles que abriram caminhos e transmitiram conhecimento através de narrativas que mantêm acesa a presença humana na Terra.